quarta-feira, 24 de março de 2010

Piora da nota de Portugal impacta dólar no Brasil

A redução da nota da dívida soberana de Portugal ecoava no mercado cambial brasileiro nesta quarta-feira, com alta do dólar em um cenário de maior aversão a risco no exterior. Às 11h15, a moeda americana tinha alta de 0,56%, a R$ 1,787.
No início da manhã, a agência de classificação de risco Fitch Ratings diminuiu a nota da dívida de Portugal de "AA" para "AA-", citando preocupação com a saúde orçamentária do país. Após a notícia, o euro caía mais de 1%, para o menor nível em 10 meses ante o dólar.
"(O mercado no Brasil) está acompanhando o euro, que por sua vez acompanha o rebaixamento do rating de Portugal. Pode ser a nova Grécia da zona do euro", disse o gerente da mesa financeira da corretora Hencorp Commcor, Rodrigo Nassar.
Desde o começo do ano, o principal foco de preocupação do mercado na zona do euro tem sido a Grécia, que ainda tenta garantir uma promessa mais firme de ajuda dos países vizinhos.
O cenário mais adverso interrompia o movimento de queda do dólar, iniciado na véspera em meio a um aumento das vendas de moeda estrangeira no País. Mas, para Nassar, a oferta maior de dólares ainda ajudava a segurar a alta da taxa de câmbio.
"O dólar deveria estar um pouco mais para cima. Mas a pressão vendedora está segurando", disse ele. Na terça-feira, o dólar caiu 1,17%, maior variação negativa no mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário